alguem poderia me dizer se existe algum tipo de masternode coletivo e quais são ?
Oi, hexoli. São os serviços conhecidos como "Masternode Shares".
Existem esses serviços, normalmente oferecidos por empresa ou usuários
com muito boa reputação na comunidade, tem por objetivo administrar Masternodes para terceiros. Podem funcionar de duas formas:
a) Os serviços organizam grupos de usuários que tem menos que 1.000DASH cada, até completar 1.000 DASH, para colocar o Masternode no ar, manter sua administração em nome dos quotistas, e distribuir os lucros líquidos do Masternode de forma proporcional à participação de cada usuário.
b) Esses serviços também podem administrar Masternodes de pessoas que tem os 1.000 DASH, mas que não tem o interesse de administrar pessoalmente seu node.
É importante ressaltar que é preciso muito cuidado ao escolher a pessoa que vai administrar o Masternode compartilhado por você (opção "a", acima), pois para que isso seja possível, os usuários precisam entregar seus DASH, deixando-os sob a guarda direta do administrador do grupo. Demanda muito
trust: É um
serviço de confiança, e por isso o administrador do serviço precisa ser uma pessoa com "ótima" reputação.
Essa questão da reputação já não é tão crítica no caso da administração de Masternodes completos de uma única pessoa (caso da opção "b"). Já que o indivíduo, dono dos 1.000 DASH, pode manter suas moedas em
cold storage, sempre sob seu total controle, e o administrador tem acesso apenas a uma chave específica do Masternode que permite sua administração (essa chave nada tem que ver com a chave privada da wallet - lembre-se que não se deve compartilhar uma chave privada).
O esses shared Masternodes são muito interessantes, principalmente para os iniciantes que ainda não tem 1.000 DASH, mas que ainda assim estarão se beneficiando do
ROI dos Masternodes, crescendo, ainda que de forma proporcional, sua quantidade de DASH.
Eu mesmo, logo no comecinho, cheguei a deixar meus DASH com um usuário que prestava esse tipo de serviço. Eu ainda tinha menos que os 1.000 DASH e não queria deixar meus DASH "parados". Quando eventualmente consegui completar a quantidade mínima de DASH, passei, eu mesmo, a administrar meus Masternodes (o que, por sinal, é muito fácil e seguro para qualquer pessoa com os conhecimentos básicos em criptomoedas).
No
Marketplace deste forum é onde esses serviços são anunciados. Os mais tradicionais (que encontrei por lá) são
o do Splawik (usuário antigo, confiável e muito amigo) e
o do Node40 (uma empresa especializada, que administra muitos Masternodes, em sua maioria, salvo engano, na forma "b" acima). Tenho certeza que há outros, mas não os encontrei facilmente.
Bons lucros!